sábado, 26 de junho de 2010

Brasil: Mude-o ou Deixe-o

Como todos sabem, um dos piores períodos que passamos foi a ditadura militar, mas será que até hoje mantemos heranças daquele momento?
Para começar essa reflexão é necessário recordar um dos lemas dos repressores dessa época (ao lado). Proponho a mudança desse lema para "Brasil: Mude-o ou Deixe-o", pois vivemos ainda sobre alguns resquícios desse imundo sistema que durante um longo período perseguiu todos aqueles que lutavam por liberdade e democracia. Ainda hoje há muitos desses perseguidores na nossa política, sem perceber votamos e acabamos por eleger certos algozes da nossa própria história. Outro fator que permaneceu e muitos não dão importância é a obrigatoriedade no alistamento militar para maiores de 18 anos, afinal não vivemos sobre grandes ameaças, e mesmo assim somos obrigados a "servir o nosso país" e "jurar a nossa bandeira". Com isso, muitos jovens escolhem participar do exército e por vezes não são chamados, enquanto outros que tem projetos de vida diferentes mais acabam sendo OBRIGADOS a participar dessa mesma instituição que durante a ditadura militar combateu fortemente os ideais da democracia. Contudo, meu objetivo nesse post é propor uma reflexão, pois estamos perto de uma eleição, e cabe a nós honrarmos esse direito que nos foi dado a um custo alto de algumas vidas e duros anos de perseguição, cabe a nós brasileiros em outubro nas urnas deixarmos claro que chegou a hora da mudança, Brasil: Mude-o ou Deixe-o!

3 cérebro(s) pensante(s):

O fato de o voto ser obrigatório faz com que muitas pessoas votem sem vontade e, dessa forma, de qualquer jeito. É necessário ter a consciência de que o voto de cada um dá aos políticos o direito de ditar o rumo do país, por isso é essencial conhecer quais rumos são pretendidos por cada um deles.

Concordo, o fato de ser obrigatório faz com que várias pessoas votem sem consciência...