terça-feira, 18 de maio de 2010

Escravos de cursinhos

Uma das realidades mais cruéis de um vestibulando é a certeza de que não irá passar num vestibular, nesse desespero muitos opitam por movimentar um mercado educacional paralelo, os cursinhos. Não critico os alunos de cursinho, mais o sistema de vestibulares, que cada vez mais torna essencial e o cursinho para a entrada em uma boa universidade.
De fato, não é certeza de que se fazendo cursinho entra-se numa faculdade pública, mais de uma forma ou de outra, estão mais preparados do que qualquer mortal estudante de escola pública, que tem como prioridade faculdades particulares, pois sabem que as chances de entrar em uma Universidade pública, que na teoria deveria ser dos alunos mais pobres, são totalmente raras.
Uma saída são as cotas para alunos de escolas públicas, sou contra cotas em geral, mas nesse caso tem que ter, como um primeiro passo. O segundo seria uma reforma educacional em todo o país, para que um dia os alunos de escola pública tenham as mesmas chances que um de escola particular no vestibular.
Nesse ano, por exemplo, uma universidade pública do Sergipe cedeu para o Sisu (programa que usa a nota do enem em Universidades públicas) muitas bolsas, sua maioria destinada a alunos de escola pública (ato justo), porém alguns riquinhos entraram com processo, a globo (em sua total imparcialidade) fez uma reportagem escandalizando o ato da universidade ceder 50% das bolsas a alunos de escola pública.
Contudo, há uma inversão de valores tremenda: quem faz escola particular, e pode pagar uma faculdade (muitas vezes mais barata do que sua própria escola), acaba ocupando vaga de quem não tem condições financeiras e que por isso sempre estudou em escola pública.

4 cérebro(s) pensante(s):

Realmente os cursinhos são um enorme "mercado".Chega ser mais caro,que a própria mensalidade de uma facul.
Muita coisa deve ser mudada nesse sistema,e isso começa desde da educação de base.Quem sabe um dia isso se acerta e as estudantes poderão entrar numa universidade pública,apenas com o que aprendeu no ensino médio.
Doce sonho!

Beijos
Dani Fapcom

concordo rsrs, po oq mais tem eh gente q n tem auto confiança na sua capacidade e se prende a cursinhos, q nada mais fazem q te ensinar tudo q vc ja aprendeuuuuuuuuuuuu! vc soh ta pagando td dnovo, para ter aquela ideia na sua cabeça q vc esta se preparando! td coisa da sua cabeça! vc ja sabe! soh tem q confiar em vc!

rsrsr nossa me empolguei rsrs, po lek mt legal seu blog! gostei do conteudo e da roupagem rsrs, po tmb tenho um, mas fala sobre assuntos mais simples rsrs futebol! da uma olhadinha ai se gostar! (http://rafoguense10.bloggeiros.com)

abraçao

okay, valeu pelo comentário!
seguirei
rs